O QUE É PARTO HUMANIZADO?

Escrito por
Melissa Martinelli

JUNTE-SE A MAIS DE 23 MIL PESSOAS

Siga-me no Instagram e tire suas dúvidas diretamente comigo.

O parto humanizado é o parto vaginal que a mulher tem autonomia para ficar na posição que ela quiser, se alimentar como bem entender, beber líquidos e é dona do seu próprio parto.

Ela é a protagonista. Isso é o parto humanizado.

A mulher é respeitada em todo o contexto. Não só ela, como a família também. Ela tem direito ao acompanhante e ele participa do inicio ao fim de todo o processo do parto.

Esse então é o parto humanizado. Ele pode ser realizado no hospital, centro de parto, como também pode ser realizado em casa. Dependendo do grau da gestação dessa mulher.

Se ela tiver o grau de risco habitual, ela poderá ter o parto dela onde quiser, como ela bem quiser e com quem ela quiser também.

Pode ser acompanhada pelo medico obstetra, medico da familia, enfermeiro obstetra ou pelo obstetriz.

Quais os benefícios do parto humanizado?

Os benefícios para o parto humanizado são vastos. Entre eles, está a autonomia que essa mulher tem durante todo o processo de parto. O pós-parto ela tem uma recuperação muito maior, o vinculo dela com o bebe é muito maior. A amamentação tende a se equilibrar muito mais rápido,pois o bebe entra em contato direto com a mae no momento em que ele nasce.

Em qual local pode ser realizado o parto?

O parto humanizado pode ser realizado em hospitais, centro de parto ou mesmo no parto domiciliar. Não só no parto domiciliar ou na banheira como todo mundo imagina.

O parto humanizado é muito mais que o local do parto. Ele é como essa mulher é respeitada no momento do parto, como o acompanhante é recebido pela instituição e pela equipe no momento do parto. Como esse bebê é recebido pela equipe e por essa mãe.

Se esse bebê vai ter aquela uma hora chamada de “Hora de Ouro” para realizar o vinculo com essa mãe. Isso é o parto humanizado e não somente o parto realizado dentro de uma banheira ou dentro de casa.

O que mais difere o parto humanizado?

No parto humanizado não é realizado a Epsiotomia que é o corte do períneo. Nesse tipo de parto, ele ocorre de forma natural, fisiológica. De acordo com o tempo do corpo, o tempo que essa mulher precisa para que o corpo dela processe todo o trabalho e chegue a dilatação necessária para que o bebê nasça.

No parto humanizado não é passado nenhum remedio e não é realizada a analgesia.

Quanto tempo demora?

Depende da gestação e de todo o contexto. A gente sabe que cada gestação, cada mulher, cada parto é único. Então não dá para associar com o parto da amiga, irmã ou o parto da mãe.

Cada mulher tem o tempo dela para parir, mas geralmente varia de 08 a 12 horas. Podendo ser um pouco mais ou pouco menos. Entretanto, não dá para colocar tudo em um protocolo, pois cada ser é único.

Como saber qual o melhor tipo de parto para você?

Primeiro temos que avaliar como está sua gestação. É uma gestação de risco habitual? Se for, a mãe está bem e o bebê também. Você pode escolher qualquer tipo de parto.

Lembrando sempre que cesariana é uma via de nascimento e não um tipo de parto.

Os partos são de cocoras, dentro da banheira, na posição lateralizada, você pode no momento do seu trabalho de parto, decidir qual posição você quer ficar. Como também poderá ser na água, no chuveiro. Enfim, você decide!

Agora se a sua gestação for de risco, o seu parto precisa ser dentro do hospital com uma equipe médica e será de acordo com a necessidade daquele momento.

Nem todo parto de risco tem que ser deitado. Mesmo que o parto tenha sido induzido, ou seja, no centro cirúrgico, a mulher pode estar sentada em uma banqueta ou na posição que estiver confortável.

Consulte um profissional que possa avaliar o grau de risco da sua gestação e assim decida o melhor para você e seu bebê.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário. Ele é muito importante para mim.

ARTIGOS RELACIONADOS

Humaniza - Parto Humanizado BSB - Melissa Martinelli - branca

HUMANIZA – PARTO HUMANIZADO E NUTRIÇÃO
Copyright© 2020 | todos os direitos reservados.
Mantido com amor por Alfeu media.

Humaniza - Parto Humanizado BSB - Melissa Martinelli - branca

HUMANIZA – PARTO HUMANIZADO E NUTRIÇÃO
Copyright© 2020 | todos os direitos reservados.
Mantido com amor por Alfeu media.

Abrir conversa
Está com alguma dúvida?
Olá,
Está com alguma dúvida sobre a consulta? Fale comigo via Whatsapp.